Objetivos

A Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina, ABFPAR, é uma sociedade científica sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que atua apoiando e executando iniciativas voltadas para o estudo e conservação das aves de rapina neotropicais.

Atualmente, o objetivo maior da ABFPAR  é obter, junto ao poder público, o reconhecimento da prática legal da falcoaria no Brasil, auxiliando a construção de conhecimento sobre a biologia e comportamento das aves de rapina  brasileiras e o desenvolvimento de estratégias para a sua conservação.

O desconhecimento geral sobre o significado e a importância da falcoaria para programas de reabilitação e controle biológico de fauna é atualmente o maior obstáculo à regulamentação da prática no Brasil.

O público leigo tende a assimilar conceitos de conservação superficiais, amplamente divulgados no meio televisivo, apegando-se à ideologias ditas “ecológicas”, sem fundamentos científicos ou resultados práticos alguns e dificultando a realização de iniciativas sérias e realmente comprometidas com a conservação da natureza.

Por esse motivo, a ABFPAR é também um agente educador que busca, através de suas publicações, cursos, palestras, convênios e apresentações, esclarecer e sensibilizar a população sobre a importância das aves de rapina, sua função natural e as aplicações da falcoaria para sua conservação, evitando que radicalismos pautados no medo, na ignorância e em fatores emocionais prejudiquem a regularização de uma iniciativa tão importante em nosso país.